redução do aluminio
O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção parte da Mineração da bauxita e segue para as etapas posteriores de Refinaria e Redução.
Mineração
O alumínio é obtido a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável. As reservas brasileiras de bauxita, além da ótima qualidade do minério também estão entre as maiores do mundo.
A mineração da bauxita pode ser assim exemplificada:
Remoção planejada da vegetação e do solo orgânico;
Retirada das camadas superficiais do solo (argilas e lateritas);
Beneficiamento:
- Inicia-se na britagem, para redução de tamanho;
- Lavagem do minério com água para reduzir (quando necessário) o teor de sílica contida na parcela mais fina;
- Secagem
Refinaria
Essa fase do processo além de ser insumo para a obtenção do alumínio primário, a alumina tem diversas aplicações como a fabricação de materiais refratários, tratamento de água, uso em produtos abrasivos e para polimento, como retardante de chamas, na fabricação de velas de ignição entre outros.
O processo mais utilizado para obtenção de alumina é Bayer.
Acompanhe o fluxo:
Moagem e dissolução da alumina em soda cáustica;
Filtração da alumina para separar o material sólido;
O filtrado é concentrado para a cristalização da alumina;
Os cristais são secados, precipitados e calcinados para eliminar água;
O pó branco de alumina pura é enviado à redução, onde ocorre o processo de redução eletrolítica conhecido como Hall-Héroult.
Redução do alumínio
A obtenção do alumínio ocorre pela redução da alumina calcinada em cubas eletrolíticas, a altas temperaturas, no processo conhecido como Hall-Héroult. São necessárias duas toneladas de alumina para produzir uma tonelada de metal