Redução de consumo de energia
O aumento nas tarifas de energia elétrica levou muitas pessoas a desenvolver métodos de economia no consumo. Desligar eletrodomésticos, trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes e economizar em outros itens virou rotina para muitas famílias.
Existem maneiras de usar a energia eficientemente:
Equipamentos eficientes – na hora de comprar, verifique se o equipamento tem o selo de eficiência INMETRO/PROCEL. É este selo que certifica que o aparelho consome menos energia.
Projetos Inteligentes – ao reformar ou projetar sua casa, utilize algumas soluções criativas que podem ajudar na redução do seu consumo de energia. Projete os ambientes utilizando o máximo de luz natural, paredes pintadas com cores claras e com melhor isolamento térmico, ventilação adequada, circuitos elétricos bem dimensionados e a forma de aquecimento de água mais adequada à sua necessidade.
Algumas dicas para diminuir o gasto de energia elétrica:
Geladeira e Freezer: * Evite guardar comida quente e abrir e fechar a geladeira várias vezes; * Não coloque a geladeira perto de aparelhos que produzam calor; * Não deixe formar muito gelo. Dois milímetros de gelo são capazes de aumentar em 10% o consumo de energia; * Não forre as prateleiras com plásticos ou outros materiais.
Máquinas de lavar e de secar roupas: * Acumule roupa suja para utilizar a capacidade máxima dos aparelhos; * Utilize a secadora somente em tempos muito frios e úmidos; * Utilize o modo aquecimento somente quando a roupa estiver muito suja.
Televisão:
* Evite deixar a televisão em modo stand-by. Se você tem o hábito de dormir assistindo a TV, programe o timer.
Ferro de passar: * Acumule roupa e evite ligar o ferro várias vezes no dia ou na semana; * Passe as roupas que necessitam de menos calor por último, depois de ligar o ferro, aproveitando enquanto o ferro ainda está quente.
Microondas:
* Prefira utilizar