Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Chamadas de 3R’s, estas ações fazem parte, também, da cartilha de qualquer consumidor consciente que procura através de pequenas mudanças no seu cotidiano fazer a sua parte para garantir uma vida melhor para as futuras gerações.
A lógica dos 3 R’s começa pelo ato de Reduzir o consumo. Isso porque, a reciclagem, embora seja uma ótima forma de contribuir com a sustentabilidade, também gera resíduos e consome recursos. Sendo, portanto, uma forma de apenas minimizar o impacto ambiental e não preveni-los. Assim, a única maneira real de sustentabilidade é aquela que começa pela educação do consumidor quanto à necessidade de buscar um equilíbrio entre sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta.
Reduzir
Como o nome já diz, reduzir é diminuir a quantidade de tudo que pode virar resíduo. Seja adquirindo produtos que possam ser reutilizados, como guardanapos de pano ou produtos com refil, ou comprando somente o necessário. O importante é saber que a diminuição da quantidade de coisas que você joga fora irá aliviar a pressão dos depósitos de lixo e os impactos que isso gera ao meio ambiente.
São danos como a emissão de diversos gases tóxicos na atmosfera, como a dioxina, resultante da incineração do lixo, os gases metano e sulfuroso, resultantes da decomposição do lixo, além da contaminação do solo, de rios, córregos e lençóis freáticos pelo chorume. Os depósitos a céu aberto podem ainda favorecer a aparição de doenças como leptospirose, febre tifóide, doenças de pele, dengue, malária, febre amarela, entre outras.
Tida por muitos como o R mais importante, a redução do lixo é a base de todo o processo, as próximas etapas acontecerão com os resíduos que conseguirem passar por ela e o objetivo maior é que passe a menor quantidade possível.
Reutilizar
Reutilizar significa dar novos usos a materiais já utilizados. Desta forma reduz-se a quantidade de resíduos a tratar, a enviar para reciclar ou para destino