Redutores 1
Redutores
Tipo rosca e coroa sem fim
Aprendizagem industrial mecânica de maquinas industrial – turma 08
Nome: Douglas Henrique Instrutor: Alisson Garcia Data: 07/05/2015
História
Maquinas acionadas por engrenagens no começo do século mudaram a face das fabricas para sempre. Isto se deve ao fato que no fim dos anos de 1.700 James Watt aperfeiçoou o seu maravilhoso motor a vapor, a revolução industrial foi movida a vapor. Um poderoso e enorme motor podia acionar uma fabrica inteira, transmitindo potência a dezena de maquinas por meio de correias, o sistema era ineficiente e trabalhoso, mas melhorias chegaram por volta de 1890 quando a energia elétrica chegou ao chão de fabrica. Os motores elétricos criaram um novo problema. Os motores elétricos standard tinham um rendimento aceitável somente em rotações bem acima das necessárias nas maquinas acionadas. Era necessário achar um intermediário mecânico, um dispositivo que pudesse transformara potência do motor para a velocidade pratica da maquina.
Este dispositivo era o redutor de velocidade. Um redutor bem feito podia reduzir as revoluções por minuto de um motor em até revoluções por hora de algumas maquinas. O redutor era a ponte que ligava o motor a maquina. Transmitindo potência em uma infinidade de reduções, junto com o motor elétrico criaram uma silenciosa revolução industrial. As engrenagens não assumiram seu local da noite para o dia.
A tecnologia das engrenagens pode parecer elementar para os leigos, o que poderia ser mais simples do que uma roda com dentes?
Mas as engrenagens industriais percorreram um longo e trabalhoso caminho no seu processo de desenvolvimento.
As primeiras unidades eram de ferro fundido (até os dentes), os inevitáveis defeitos causavam desgaste prematuro e muito ruído. Engrenagens com dentes usinados começaram a aparecer no fim dos anos 1800, mas persistiam problemas de precisão e os tipos de dentes eram limitados aos dentes retos. Nas engrenagens de dentes retos