redesign
INTRODUÇÃO
Para o TP2, decidi abordar um tema que me cativasse, evitando também repetição de temas. Redesign, é o tema a focar neste trabalho.
No entanto irei abordar aspetos que acho interessantes reter.
O que é o design? O que distingue o bom do mau design? O que é o redesign? Qual é o seu objetivo? Entre outros subtemas envolvidas nestas questões.
Na minha opinião, a Revolução Industrial foi uma grande mudança tanto no design como a nível social, económico, político e tecnológico.
O propósito deste tema, é sublinhar a importância do redesign. A ideia geral sobre este tema associa-se à cópia de um objeto já existente e pouco mais do que isto. Grande parte, não têm noção da ideia primitiva do redesign. É importante dar a conhecer que o redesign não é uma espécie de cópia, mas por sua vez um repensar de um projeto, geralmente para melhoramento do mesmo, ou até para atribuição determinadas funções ao produto. Isto acontece, quando o designer sente a necessidade de repensar no projeto de forma a melhorá-lo de acordo a sua intenção (intenção comercial, ecológica, utilização de um material mais adequado, atribuição de outras funções, alteração da forma…).
Utilização do novo acordo ortográfico
3
O QUE É O DESGIN?
Mas afinal o que é o design? Na nossa situação atual, contemporânea, frequentemente ouvimos falar no “design”, muitas vezes utilizada sem saberem o seu significado. O excesso de utilização desta palavra, em grande parte foi por culpa dos media. Desta forma, as pessoas quando a ouvem têm a ideia que se trata de um objeto “espetacularmente sofisticado”, e quem é que se importa de ter em casa um objeto “espetacularmente sofisticado” em exposição para as visitas?
O uso e abuso do “design”, tornou-se a palavra mágica que abre as portas de venda, assim, tornou-se uma persuasão comercial.
Porém não é correto dizer-se “tens uns móveis com um design bonito” nem “este