Redes
As redes wireless ou sem fio, surgiram da mesma forma como outras tecnologias, ou seja, no meio militar. A troca de informações em cenário de combate deveria ser feitas de forma simples e segura. Com o tempo, esta tecnologia evoluiu deixando de ser de uso restrito dos militares tornando-se acessível a empresas, faculdades e aos usuários domésticos. Contudo, as informações corretas continuam sendo o alvo principal desta tecnologia. Neste trabalho falaremos sobre algumas formas que podem prejudicar ou não esta tecnologia.
1. Mas o que é Wireless?
Wireless é uma tecnologia sem fio que nos permite fazer uma conexão entre pontos diferentes sem a necessidade do uso de cabos. É feito através de uma antena e de um radio para transmissão dos sinais eletromagnéticos.
Estes sinais são transmitidos para o ar livre na forma de ondas de radio e se propagam em linha reta e em todas as direções.
Podemos imaginar estas ondas como círculos que aumentam a sua forma conforme se distanciam do ponto de origem, ou seja, da antena.
Não necessitamos de uma antena para visualizar estas ondas, basta pegarmos uma pedra e jogarmos em um lago, veremos pequenas ondas aumentando o seu raio conforme se afastam do local onde esta pedra caiu.
[pic]
Fig. 1 – Ondas se propagando
Por se propagarem ao ar livre, estas ondas podem sofrer varias interferências que podem ou não prejudicar as informações transmitidas e/ou recebidas. Estas interferências são: Reflexão, Refração, Difração, Absorção e Espelhamento.
2. Interferências Eletromagnéticas
1. Reflexão
Quando um sinal de RF (Radio Frequência) incide sobre um objeto de dimensões muito largas em comparação com o comprimento de onda do sinal, ocorre a reflexão. Prédios, paredes e muitos outros obstáculos podem causar reflexões. Conforme a superfície do obstáculo, o sinal refletido pode permanecer intacto ou sofrer uma perda por absorção de parte deste sinal.
As reflexões podem causar vários problemas em redes