Redes
1.Para garantir a integridade dos dados o SGBD oferece o mecanismo de restrições de integridade. Explique cada um dos quatro tipos de restrições de integridade conhecidas em SGBD relacionais.
R-
Integridade de domínio: especifica que o valor de um campo tem que ser compatível com a definição de valores admitidos pela coluna.
Integridade de vazio: especifica se os campos de uma coluna podem ser vazios, exceto a chave primária, pois ela é obrigatória.
Integridade de chave: restrição de que os valores das chaves primarias e alternativas devem ser únicos.
Integridade referencial: define que os campos que aparecem em uma chave estrangeira, deve ser a chave primaria da tabela referenciada.
2.O que significa que duas relações são compatíveis entre si? Em que situações, ou seja, em que tipo de operações em SQL, necessita-se que duas relações sejam compatíveis entre si? Dê exemplos.
R-
Significa que que as duas relações devem possuir o mesmo número de atributos, e que os domínios do i-ésimo atributo da primeira e o i-ésimo atributo da segunda devem ser os mesmos para todo “i”. Em SQL, operações de união e diferença necessitam que as relações sejam compatíveis. πnome_cliente (depositante) - πnome_cliente(devedor) πnome_cliente (depositante) U πnome_cliente(devedor)
3.Faça um “script” SQL que crie as tabelas Devedor e Empréstimo descritas abaixo, inclusive definindo as chaves primárias das mesmas. a) Insira os valores nas suas tabelas SQL. b) Modifique a tabela Empréstimo, de modo que todos os totais maiores que 1000 sejam multiplicados por 1.3 e os demais totais sejam multiplicados por 1.2. c) Modifique a tabela Devedor, acrescentando à mesma o atributo adicional de cidade_cliente. d) Faça uma consulta que retorne os números de empréstimos da relação Empréstimo que não aparecem na relação Devedor.
R-
Create Table Devedor
( Nome_cliente varchar (40) not null Número_emprestimo varchar (10) not