Redes
Versão: 05
Introdução
Buscando uma padronização e orientação à futuras instalações que necessitem do lançamento de cabos ópticos ou metálicos voltados para telecomunicações pela extensão dos campi da Unicamp, apresentamos um guia para alinhamento das informações e procedimentos que devem ser seguidos no planejamento e execução desse tipo de serviço.
1. Backbone UniNet
O Backbone UniNet, conhecido como rede externa, é constituído pelos links externos que interligam os campi da Universidade, e também links ópticos internos para atender localidades distribuídas dentro do campus de Barão Geraldo. Esses pontos são denominados Telcommunication Closet, TC (antigo Nó de Telecom). Atualmente existem 24 TC’s para abrigar serviços telecomunicações através de armários distribuidores/concentradores de cabos ópticos denominados DGO’s de rua. Nesses TC’s são concentrados serviços de voz (PABX autônomos ou bandejas remotas), dados e imagem, sendo ponto de passagem de interligação para os prédios de unidades próximas, via fibra ou cabos metálicos. Os campis de Piracicaba e Limeira, como também as unidades CPQBA, COTUCA e Escritório São Paulo também devem utilizar deste guia para atender necessidades locais uma vez que a tecnologia recomendada é a mesma.
1.1. Backbone
É de responsabilidade do Centro de Computação, CCUEC, a administração e gerenciamento de toda infraestrutura e serviços relativos a esse, baseando seus procedimentos conforme a resolução GR05/2005 - http://www.pg.unicamp.br/resolucoes/2005/indresol05.htm# - e Instruções Normativa do ConTIC, compreendendo toda a ligação entre "TC’s”, DGO´s e as unidades que compõem o Backbone UniNet.
2. Rede Externa 2.1 Dutos subterrâneos e caixas de passagem
Guia Básico de Infraestrutura para Redes VOZ e DADOS
Página 1
Atualmente, os cabos ópticos do Backbone estão acomodados em dutos subterrâneos e são acessados através de caixas de passagens tipo R2