Redes
É uma área central da rede, onde ficam os servidores, switches e os roteadores principais. A ideia é que a sala de equipamento seja uma área de acesso restrito, onde os equipamentos fiquem fisicamente protegidos.
A sala de equipamentos aloja os equipamentos que concentram a administração e gerência de todo o sistema de cabeamento, sejam eles dados, vídeo, telefonia, segurança, etc.
As salas de equipamentos desempenham funções mais complexas e mais sofisticadas dentro de um sistema de cabeamento estruturado.
Atualmente, elas são consideradas Salas de Serviços, pois delas são distribuídos todos os serviços de telecomunicações necessários a uma edificação.
Serviços como dados, vídeo, telefonia, alarmes, tudo é distribuído a partir da sala de equipamentos.
As salas de equipamentos devem ser desenhadas e projetadas de acordo com a norma ANSI/EIA/TIA 568A.
Uma sala de equipamentos fornece um ambiente controlado para abrigar equipamentos de telecomunicações, hardware de conexão, gabinetes de emendas de fibras ópticas, aterramento e elementos de proteção.
Permite o controle do acesso de empregados, terceiros, parceiros, colaboradores de outras unidades e de visitantes as salas do Data Center. A autenticação da identificação pode ser feita através de digitação de senha, leitura biométrica, por aproximação do crachá ou código de barras.
Em um prédio, a sala de equipamento ficaria normalmente no andar térreo. Seria inviável puxar um cabo separado para cada um dos pontos de rede do prédio, indo da sala de equipamento até cada ponto de rede individual, por isso é criado um segundo nível hierárquico, representado pelos armários de telecomunicações (telecommunications closed).
O armário de telecomunicações é um ponto de distribuição, de onde saem os cabos que vão até os pontos individuais. Normalmente é usado um rack, contendo todos os equipamentos, que é também instalado em uma sala ou em um armário de acesso restrito.
Além dos switches, um