redes
Informação
Redes sem Fio
Disciplina: Seminário de Sistemas e Tecnologias de Informação I:
Sociedade do Conhecimento, Indicadores, Novos Media e Internet
Docente: Professor Marcírio Chaves
Discente: José Cavalheiro, jfcavalheiro@sapo.pt
Oeiras, Novembro de 2009
Resumo
As telecomunicações desde sempre estiveram ligadas a tecnologias baseadas em ondas electromagnéticas, mais concretamente radiofrequências, de modo a eliminar cabos, aproximar as comunidades e promover a mobilidade. Desta forma num contexto de redes sem fio será analisada e caracterizada a onda electromagnética, abordando os seus componentes, modos de transmissão e efeitos dessa propagação.
O trabalho abordará as várias tecnologias desenvolvidas para as redes sem fio, caracterizá-las em relação à sua dimensão e analisar as mais importantes tecnologias utilizadas nos nossos dias, tendo por objectivo principal do trabalho uma abordagem menos técnica das tecnologias, mas sim possibilitar um entendimento do funcionamento base, conseguindo assim diferenciar mais facilmente o que distingue cada uma das tecnologias sendo possível dessa forma saber adequar cada tecnologia tirando dela um maior partido.
Índice
Introdução
1. Ondas Electromagnéticas
1. O conceito
2. O espectro electromagnético
3. As radiofrequências
4. Os efeitos da radiação
2. Redes sem fio
1. O conceito
2. Modos de acesso às redes sem fio
3. Tecnologias existentes
Conclusão
Bibliografia
1
2
2
3
3
3
5
5
6
7
10
11
Introdução
Este trabalho vai tentar retratar um pouco da evolução que as redes em fios tiverem desde a sua descoberta até aos dias de hoje. Quando James Maxwell criou o conceito e posteriormente Heinrich Hertz verificou experimentalmente as ondas electromagnéticas estariam por certo longe de imaginar o relevo que teria para a história da humanidade e a influência que teria na forma de comunicarmos e aproximar os povos.
É