Redes
Capital social refere-se principalmente às conexões e tem como elementos a reciprocidade e a confiança, sendo um agregado dos recursos atuais e potenciais os quais estão conectados com a posse de uma rede durável, de relações de conhecimento e reconhecimento mais ou à associação a um grupo.
02 – Descreva a diferença entre laço social e laço associativo descrito no item 3.2.1 do artigo.
O laço social também denominado laço relacional caracteriza-se pela intimidade e pela proximidade, podendo ser dividida entre laços fortes e fracos.
Já o laço associativo se faz independente da vontade do individuo, são mais formais. O laço associativo pode acontecer da existência de um laço social.
Ou seja, o laço social se contrapõe ao laço associativo. Pois o laço social trata da interação social já o associativo é aquele relacionado unicamente ao pertencer (a algum lugar, por exemplo).
03 – Descreva resumidamente os três modelos de “padrões de rede” (Modelo dos mundos pequenos, Modelo de redes aleatórias e modelos de rede sem escala.
Modelo de mundos pequenos:
A partir de outros experimentos de outros grandes autores, conclui-se que as redes sociais apresentam padrões altamente conectados, e tendem, a formar pequenas quantidades de conexões, além de criar laços com as pessoas mais próximas. O importante deste modelo é que a distância média entre quaisquer duas pessoas no planeta não ultrapassaria um número pequeno de outras pessoas, bastando que alguns laços aleatórios entre grupos existissem.
Modelo de redes aleatórias:
Neste modelo o processo de formação das redes acontece de forma randômica, ou seja se agregam aletoriamente. Assim conclui-se que todos os nós, em uma determinada rede, deveriam ter mais ou menos a mesma quantidade de