Redes
WRG240E/WRS240E
São José, 20 de Julho, 2010
Básicas
Rede
WAN
Na guia WAN configura-se a comunicação com as operadoras de internet. Através da porta WAN é fornecido o sinal que posteriormente será utilizado pelas portas da rede local (LAN) e Wireless. Veja abaixo, as configurações deste tipo de conexão:
Nesta tela configura-se a entrada do sinal de internet a ser compartilhado pelas portas LAN e pela interface Wireless. O meio de conexão pode variar de acordo com o provedor de internet, por exemplo, conexão ADSL
(onde é utilizada a linha telefônica conectado ao modem) ou por meio de Cabo.
Dependendo do serviço contratado, se faz necessários ajustes na opção “Tipo de conexão WAN”.
Cada conexão exige alguns parâmetros específicos fornecida pela operadora.
Veja a seguir cada tipo de conexão WAN e como realizar a configuração.
Tipo de Conexão
Os tipos de conexão disponíveis para a WAN são:
IP Dinâmico: Conexão fornecida pela maioria das operadoras. O endereço oferecido pela operadora de internet é variável à medida que o roteador é reiniciado. O roteador Wireless busca atualizações a cada 5 segundos, para se ajustar automaticamente as alterações.
IP Estático: Conexão fornecida pelas operadoras de internet onde o endereço de rede é Fixo. O IP não se altera mesmo reiniciando o roteador. PPPoE: Conexão que é realizada quando a autenticação (login e senha passadas pela operadora de internet) é utilizada para configurar o roteador na conexão com a internet.
802.1X + IP Dinâmico: Servidor de autenticação Radius com fornecimento de IP variável.
802.1X + IP Estático: Servidor de autenticação Radius com fornecimento de IP fixo.
Cabo BigPond: É um tipo de conexão por cabo, tipicamente utilizado na maioria dos países europeus. Atualmente este tipo de conexão não é utilizado no Brasil.
L2TP: É uma extensão do PPP (Point-to-Point Protocol). Cria túneis
(VPN) para trafegar dados