Redes
O backup é uma parte importante da administração de qualquer servidor.
Por mais confiável que seja a maquina, desastres acontecem sem falar na possibilidade de erro humano. sem backup regulares , e apenas questão de tempo ate que você tenha problemas e perca dados importantes , o que muitas vezes pode custar seu emprego , ou pior.
Diferente de um desktop, onde você pode simplesmente fazer uma imagem do HD usando o partimage ou outro programa similar, em um servidor os backup precisam, quase sempre, serem feitos com o servidor em operação, sem atrapalharem o acesso dos usuários. O nível de dificuldade também e um pouco maior, já que alem de arquivos e pastas, e necessário salvar também arquivos de configuração, bases de dados do MYSQL e assim por diante.
Fazendo backup e restaurando um registro
Agora já deve estar bastante claro que o registro e uma peça importante de informações que deve ser protegida. ele se protege muito bem com seus arquivos LOG ,mas como fazer o backup dele?
Infelizmente o fato de que os arquivos hive do registro sempre estejam abertos dificultam fazer o seu backup já que a maioria das utilidades do backup e bloqueada por arquivos abertos. O Server 2008 faz o backup de todo o seu registro, mas infelizmente, e impossível dizer ao programa de backup dos 2008 para somente fazer o backup do registro. Veja bem, o Windows Server 2008 mudou completamente a forma de funcionamento dos backups, e a partir do Windows Server 2008 acontecem duas coisas novas. Primeiro nenhum servidor pode fazer backup de si mesmo sem adicionar uma “função de backup” “o que não e o” fim do mundo, mas não entendo por que alguém criaria um servidor de produção real sem poder fazer o seu backup de drives interiores e, isso na verdade não existe uma forma de fazer o backup apenas do registro no Windows, começando com o Windows vista e o Windows Server