Redes TOR
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA
Tor – Garantindo o anonimato na internet
Curso: Especialização em Segurança da Informação
Disciplina: Protocolos de Comunicação Seguros
Professor: João Bosco Teixeira Júnior
Aluno: Marcelo Antônio Pacífico Cavalcanti
Prefácio
The Onion Router (TOR) ou Roteamento Cebola (Figura 1), é um projeto cujo objetivo principal é o desenvolvimento de uma rede de comunicações distribuída de baixa latência e sobreposta sobre a internet, onde o encaminhamento das mensagens trocadas entre usuários, não revele sua identidade, ou seja, seu IP (anonimato em nível de rede) e que, além disso, mantenha a integridade e o sigilo das informações que por ela trafegam. Por este motivo diz-se que esta tecnologia pertence a chamada darknet ou rede obscura também conhecida com o nome de deep web ou web profunda.
Tor propõe o uso de Roteamento Cebola de forma que os dados viajem desde a origem até o destino através de una série de roteadores especiais denominados “Roteadores Cebola” (em inglês onion routers). O sistema está desenhado com a flexibilidade necessária para que possa implementar melhoras, esta implementado no mundo real e pode resistir a diferentes tipos de ataque. No entanto, como qualquer outro tem pontos fracos e não pode ser considerado como um sistema infalível.
Figura 1: Estrutura de dados no encaminhamento de cebola
Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Encaminamiento_de_cebolla
História
TOR foi originalmente concebido, implementado e implantado como um projeto Onion Routing
(OR) de segunda geração do Laboratório de Pesquisas Naval dos EUA. Ele foi originalmente desenvolvido com a Marinha dos EUA em mente, com o objetivo principal de proteger as comunicações do governo. Tor é uma rede de túneis virtuais permitindo às pessoas e organizações aumentar a sua segurança e privacidade na Internet.
A primeira versão do roteamento