Recuperação de informação em python
Etapa 1
GCC 111
Piercarlo F ERMINO S OARES
DCC – UFLA
18 de novembro de 2013
Capítulo 1
Referencial Teórico
O referencial teórico, utilizado para a construção da primeira etapa do trabalho da disciplina de Projeto e Análise de Algoritmos, foi basicamente a internet. A pesquisa online se mostrou eficiente para permitir que fosse elaborado um código que conseguisse conectar-se a uma rede social e consumisse os dados referentes a um usuário. Nos tópicos estão listados, a rede social escolhida para fazer a coleta dos dados utilizadas, bem como a linguagem em que o código foi escrito.
1.1 Rede Social
A rede social escolhida, foi o Facebook. Essa rede social foi escolhida, pois um único usuário, gera um grande número de relações entre seus amigos. A API disponibilizada pela rede social, se mostrou um fator de peso na sua escolha, por se tratar de uma API simples, de fácil compreensão e com uma documentação muito extensa, facilitando na construção de um código que consumisse seus dados.
1.2 Linguagem de Programação
A linguagem de programação escolhida, foi o Python. Isso, devido a sua simplicidade e fácil compreensão. Também foram consideradas, as disponibilidades de bibliotecas que facilitariam a tarefa de conectar-se a rede, consumir os dados e salvar os dados em um arquivo.
1
Capítulo 2
Metodologia e Instruções
Esta seção, apresentará a metodologia utilizada para a construção do código, seu funcionamento e instruções para a execução com sucesso do algoritmo. O código está no apêndice. Este, foi chamado de vampire.py, pois é um script python que consumirá dados da rede social.
2.1 Metodologia
A metodologia foi a criação de uma classe python, que contivesse métodos para acessar os dados desejados da rede social. O script, ao ser executado busca os arquivos de configuração, verifica se são informações válidas e começa o consumo dos resultados, após isso salva em um arquivo os dados adquiridos. A cada