Computação em nuvens
*Assunto abordado em profundidade, com conceitos, aplicações, exemplos e estudo de caso.
*Material entregue em papel e também em slides para apresentar em aula.
*Lista de exercícios para os colegas.
*Entregar à professora: Material em papel, Slides, exercícios e gabaritos em 25 de abril no portal
*Cada grupo terá de 40 min. até 1h para apresentar e o restante do período é para os colegas fazerem os exercícios e o grupo corrigir.
*A ordem das apresentações será escolhida por sorteio. Datas prováveis: 26 de março, 03 de maio, 10 de maio e 17 de maio.
*As notas serão compostas da qualidade do material entregue, da apresentação e dos exercícios.
*Os assuntos abordados farão parte da prova 2.
Conceito de Computação em Nuvens
Preliminarmente, o que seria computação em nuvens? O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Em um sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
Quem foi às pioneiras neste segmento em nuvens? As empresas