Redes - Tipos de ondas
As principais técnicas de modulação analógica são: Modulação em amplitude (AM); Modulação em frequência (FM); Modulação em fase (PM);
A onda portadora, além de transmitir a informação, contem os valores necessários para que o receptor os reconheça e realize o processo inverso, para reconstituir o sinal (demodulação).
2) Qual é a diferença primordial entre as técnicas de modulação FM e FSK?
A FM é uma modulação analógica, já a FSK, além de ser digital, é codificada.
3) Considerando o teorema de Nyquist e sabendo que determinada transmissão está ocorrendo dentro de uma faixa de frequência de 1.000 Hz a 4.000 Hz, qual é a taxa de amostragem necessária para esse canal?
A taxa de amostragem necessária para esse canal é de 8.000 amostras digitais por segundo.
4) Como podemos relacionar a comunicação serial ou paralela com as técnicas de multiplexação TDM e FDM?
Na FDM, cada sinal é designado à um canal e esses canais são transmitidos ao mesmo tempo, similar à comunicação paralela. Na TDM os sinais utilizam um mesmo canal por um determinado tempo cada, utilizando toda a banda disponível do canal nesse período, o que se assimila à comunicação serial.
5) Considerando que a uma transmissão esteja utilizando a paridade ímpar para transmitir um símbolo cuja representação binária é 10011000, qual é o bit que deve ser acrescido e qual é o overhead causado?
Bit que deve ser acrescido: 0 --> (100110000)
Overhead = nº de bits de controle / nº total de bits --> 3/11 = 27,2%
Obs.: Dados: 8 bits. Controles: 3 bits (start bit, stop bit e paridade).