Redes sociais
Marcos Paulo Furlan Cepolini markoss2@msn.com Caio Wlamir de Faria ramos kaineo@hotmail.com Resumo: Este trabalho apresenta os dados de uma pesquisa feita com os alunos da Unifeob dos primeiros anos da escola de negócios a fim de mostrar através de gráficos as características e perfil dos usuários de Redes Sociais comparando as formas e objetivos do uso da rede social Orkut.
Palavras-chave: Redes Sociais, pesquisa, Orkut, Internet.
1. Introdução
O objetivo deste artigo é mostrar a história da rede social Orkut, dados demograficos de usuários pelo mundo e sobre o relacionamento do Orkut no Brasil.
2. Metodologia
Através de uma pesquisa realizada nos primeiros anos dos cursos: Sistema de informacoes, Ciencias Contábeis, Adiministracao e Direito encontrar pontos em comun entre usuários da rede social Orkut com perguntas como: questões sobre a média salárial da familia, o que o entrevistado entende por “redes sociais”, qual a rede social favorita, se conhece o orkut, os interesses na rede social Orkut, há quanto tempo usa a rede, período do dia que custuma usar, Frequencia de acesso e ao um final uma nota para a interatividade da rede.
3. Redes Sociais
Uma rede social transcende o conceito da internet, ela parte de um contexto, onde as pessoas vivem em sociedade, vem de um conceito sociológico de partilha e socialização. Uma rede social é definida por um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) - Wasserman e Faust 1994; Degenne e Forsé 1999. Uma rede, assim, é uma metáfora para observar padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores. A abordagem da rede tem, assim, seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores e nem suas conexões