Redes sem Fio
As redes sem fio são aquelas que se referem a uma rede de computadores que não utilizam cabos, são transmitidas através de equipamentos que usam radiofrequência ou comunicação via infravermelho como em dispositivos compatíveis com IrDA.
Isso significa que é possível a transmissão de dados via ondas de rádios, sem a necessidade de conexão física por meio de cabos de computadores, assim, facilitando a vida de todos nós.
O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificiais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um aeroporto entre vários outros lugares.
Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).
Classificação das Redes Sem Fio
WPAN
WPAN está normalmente associada ao Bluetooth (antigamente ao IR). Pode ser vista com a interação entre os dispositivos móveis de um utilizador. A WPAN é projetada pra pequenas distâncias, baixo custo e baixas taxas de transferência.
WLAN
Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Área Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos.
WMAN
WMAN ou Redes Metropolitanas Sem Fio. Esse escopo se refere a redes metropolitanas: redes de uso corporativo que atravessam cidades e estados. Essa conexão é utilizada na prática entre os provedores de acesso e seus pontos de distribuição. O Wimax é um dos últimos padrões de banda larga para rede MAN definido pelo IEEE. O padrão WiMax tem como objetivo estabelecer a parte final da infraestrutura de conexão de banda-larga oferecendo conectividade para mais diversos fins: por exemplo, uso doméstico,hotspot e empresarial.
WWAN
As