Conflitos de Gerações
As histórias pessoais de cada indivíduo influenciam suas atitudes, e também evoluções da época imprimem forma de pensar e agir diferente.
Geração dos veteranos entre 1922 e 1945, no período das grandes crises econômicas. Viveram na época da 2ª Guerra Mundial. Os veteranos são pessoas mais rígidas e respeitam regras, por causa das dificuldades que viveram. As informações eram recebidas através do rádio.
Em 1939 foi instituída a justiça do trabalho, fato muito importante da época, com isso as leis foram de encontro às necessidades dos trabalhadores; -1940 Foi instituído o salário mínimo
-1943 Consolidações das Leis do Trabalhador.
Geração baby boomer 1946-1964, dessa geração fazem parte as pessoas nascidas logo após a 2ª Guerra Mundial, quando os soldados voltaram para casa, muitas mulheres engravidaram houve um “boom” de bebês. Por isso o termo “baby boomer”. Esta época marca a repovoação do mundo, e também o fato dessa geração definir o “não a guerra”. Foi uma época de grandes movimentos como Hippie e Tropicália.
Essa geração tem a necessidade de segurança e estabilidade, por isso costumavam ficar cerca de 30 anos no mesmo emprego, se dedicavam integralmente.
Dois fatos que marcaram a época, em relação a Leis trabalhistas foram:
-Em 1962 foi Instituído o 13º Salário.
-E em 1966 foi instituído o fundo de garantia por tempo de serviço.
Geração X entre 1965-1977 Trabalham muito e valorizam a liberdade financeira. Quando essa geração entrou no campo de trabalho passaram por recessões e hiperinflação que resultou na migração de pessoas do Nordeste, ocasionando um período difícil a todos com desemprego.
O maior desafio foi à adaptação aos planos econômicos, pagou-se com cruzeiro, cruzado e cruzado novo. Viveram o período da ditadura, que somente com o movimento “diretas já” retornou a liberdade Civil.
Em 1978 movimentos grevistas iniciado no ABC, se espalharam por todo Brasil. A partir desta época foram criados