acidente anatomico
A Osteologia é a ciência que estuda os ossos, e apesar de seu aspecto simples, os ossos possuem funções bastante complexas e fundamentais para o equilíbrio e a manutenção do corpo humano.
A partir deste trabalho, existe o objetivo de se fixar os principais tópicos estudados nas aulas de Osteologia da disciplina Morfofisiologia, com ênfase nos ossos e seus acidentes.
A descrição utilizada no trabalho foi feita a partir da observação das imagens de diversos atlas anatômicos, descritos nas referências.
Podemos dizer que eles são formados a partir de um processo chamado de ossificação, podendo ser intramembranosa, dentro das membranas do tecido conjuntivo, ou endocondral, formação sobre um molde de cartilagem. Ambas as formas seguem os mesmos princípios: o osso é formado a partir de membrana de tecido conjuntivo (periósteo).
Além disso, os ossos em conjunto com os músculos são responsáveis pelos movimentos, armazenamento e liberação de vários minerais no sangue, produção de células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas) e armazenamento de triglicerídeos (reserva de energia).
Outro dado importante, a saber, a respeito dos ossos, é que noventa e nove por cento do cálcio que possuímos em nosso corpo está depositado neles.
Ossos do Corpo Humano são órgãos esbranquiçados, resistentes, que unem-se uns aos outros, através das junturas ou articulações, constituindo o esqueleto, com uma média de 206 ossos, podendo chegar a 208.
De acordo com a sua forma, os ossos são classificados em três grupos principais: longos - tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades, curtos - parecem um cubo, com seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras, planos - ossos finos, com duas lâminas tecidual e uma camada de osso esponjoso entre elas, garantindo uma considerável proteção.
Além desses três grupos