Redes Sem Fio X Redes Móveis
A expressão “sem fio” nem sempre significa mobilidade. E isso que será abordado a seguir.
Uma Rede Sem Fio tem basicamente três elementos, que serão explicados detalhadamente no decorrer do trabalho: - hospedeiros sem fio, como notebooks, telefones... que podem ou não ser móveis; - enlaces sem fio, que se conectam a hospedeiros sem fio; - estações-base só existem na rede sem fio. Ela é responsável pelo envio e recebimento de dados de hospedeiros sem fio que estão associados a ela. Estar associado significa que o host está dentro do alcance da comunicação sem fio.
Quando um hospedeiro já está associado a uma estação base, então ele está em modo de infra-estrutura.
Quando um hospedeiro se desloca entre a área de alcance de duas estações-base, então ele fez uma transferência.
As mudanças entre redes com fio e redes sem fio ocorrem só para baixo da Camada de Rede, principalmente na Camada de Enlace, e as principais diferenças entre um enlace com fio e um enlace sem fio são: -- redução da força do sinal, principalmente quando têm que atravessar algum tipo de matéria. -- interferência de outras fontes, quando várias ondas de rádio transmitem na mesma banda de frequência. -- propagação multivias, quando partes da onda eletromagnética tomam caminhos diferentes quando batem em objetos.
Portanto enlaces sem fio são mais inconstantes do que enlaces com fio. E por isso exigem códigos de detecção de erro muito mais potentes.
Já Redes Móveis ocorrem quando o usuário se movimenta entre redes de acesso mantendo conexões em curso.
Wi-Fi
O Wi-Fi é na verdade uma marca registrada pela Wi-Fi Alliance, mas se tornou um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, que permite a conexão entre diversos dispositivos de rede local sem fio (WLAN). Ele opera em faixas de frequências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação.
Para se ter acesso à internet através de rede Wi-Fi, deve-se estar no raio de ação ou área de