contabeis
Gilberto Freyre
Caxias do Sul 25 de Setembro de 2013
Introdução
Nesse trabalho vamos falar sobre dois intelectuais Brasileiros do século passado em diante, eles obtiveram papéis importantes na sociedade como ajudando o presidente ou indo contra a ditadura da época.
Darcy Ribeiro se importava bastante com os indígenas e fez vários trabalhos e publicações a respeito disso, ganho várias homenagens de universidades que ajudou a fundar ou e outros órgãos públicos como a usina de Biodisel da Petrobras Bio combustível, em Montes Claros.
Já Gilberto defendeu a queda de João Goulart e a implantação do regime militar no Brasil, durante sua vida conheceu vários escritores como Manuel Bandeira entre outros, escreveu livros falando sobre os negros como no caso de uma das suas principais obra “Casa Grande & Senzala “.
Darcy Ribeiro
Biografia
Darcy ribeiro nasceu em 27 de outubro de 1922 em Montes Claros (MG) , no Vale do São Francisco, entrada do sertão nordestino, era filho de farmacêutico e professora ele se mudou para o Rio de Janeiro com o objetivo de estudar medicina. Até ingressou na faculdade, mas abandonou o curso depois de três anos.
Em 1946, forma-se em antropologia e dedica seus primeiros anos de vida ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil e da Amazônia. Nesse tempo, cria o Museu do Índio e faz o projeto de criação do Parque Indígena do Xingu. Faz para a Unesco um estudo sobre o que a civilização causa nos grupos indígenas brasileiros, ajuda na preparação de um manual sobre os povos aborígenes de toda parte do planeta.
Nos próximos anos, dedica-se a educação primária e superior criando a Universidade de Brasília da qual foi o reitor, tempos mais tarde João Goulart então presidente chama-o para ser minnistro- chefe da casa civil e coordenava a implantação de reformas estruturais quando aconteceu o golpe