Redes Opticas
Rede ópticas
Sistemas de transmissão
Redes ópticas
Estrutura
As redes óticas são formadas por alguns componentes básicos, dentre eles, podemos citar:
o transmissor ótico o receptor ótico a fibra ótica
Amplificadores de linha.
Multiplexador óptico
Conexão cruzada
Unidade transponder
Unidade compensadora de dispersão. acoplamentos e conexões.
Redes ópticas
Estrutura
Redes ópticas
Estrutura
Equipamento terminal:
Transmissor e receptor:
É o equipamento que possibilita a inserção ou retirada de todos os comprimentos de onda do sistema, através das unidades
Multiplexadoras/Demultiplexadoras
ópticas, constituindo-se assim na porta de entrada e de saída da rede. Nesse equipamento, todos os sinais ópticos são convertidos para sinais elétricos, a fim de permitir sua regeneração.
Redes ópticas
Estrutura
Transmissor Ótico
O transmissor óptico é composto por um dispositivo emissor de luz e o circuito driver associado. O dispositivo emissor de luz, elemento ativo básico do sistema, é o responsável pela tarefa de conversão eletro- óptica dos sinais. Dois tipos de dispositivos são comumente utilizados como fontes luminosas em sistemas de transmissão por fibras ópticas: os diodos laser (DL’s) e os diodos eletrominescentes
(LED’s).
Redes ópticas
Estrutura
Transmissor Ótico
O circuito driver tem funções de polarização elétrica e de comando da emissão de potência luminosa pelo dispositivo emissor de luz. A capacidade de transmissão (assim como a potência emitida por um transmissor óptico) é função do tipo de dispositivo emissor de luz utilizado, sendo os com diodo laser geralmente superiores aos com LED’s, a custo de uma maior complexidade do transmissor.
Redes ópticas
Estrutura
Transmissor Ótico
Problemas de transmissão:
Atenuação: perdas do meio.
Dispersão: diferença de velocidade de propagação dos sinais.
Redes ópticas
Estrutura
Transmissor Ótico
Tipos de dispersão:
Intermodal
Cromática
Por modo