Relatório Visita Técnico
Data: 31/10/2014 Período (horário de chegada e saída): !3:00h. às 15:00h.
Local: Piscinão de São Gonçalo
Endereço: km 32, Rodovia Governador Mário Covas
Nome do funcionário responsável pela visita guiada: Diogo Muniz
Dados da instituição, descrição da visita, pontos relevantes e conclusão:
Fomos recebidos no Piscinão de São Gonçalo, cidade localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, pelo seu Gestor Diego Muniz que estava acompanhado de alguns membros de sua equipe técnica. O Gestor do parque, após as boas vindas, iniciou as explicações referentes ao funcionamento do local. O Parque Ambiental da Praia das Pedrinhas foi criado pela PETROBRÁS por meio de medidas compensatórias devido a um desastre ambiental envolvendo vazamento de óleo, que prejudicou ainda mais a ambiente que já vinha sofrendo com a poluição de efluentes domésticos e industriais. Está subordinado a secretaria de Esporte e Lazer da cidade. O lago artificial tem capacidade para 9 mil metros quadrados. A água captada é extremamente poluída. Antes de sermos conduzidos a estação de tratamento, o gesto Diego Munis fez uma breve explanação sobre os procedimentos tomados ressaltou o grande cuidado com que o processo é conduzido.
O mesmo solicitou a um de seus técnicos ambientais que recolhesse em provetas amostras de água advindas da baía de Guanabara antes e pós-tratamento. Pudemos ver por meio da comparação das duas provetas a diferença na coloração da água que ainda não havia recebido tratamento físico-químico.
Á Água da Baía da Guanabara e captada por meio de bombas em sua forma bruta, ou seja, totalmente poluída. Está água é conduzida ao primeiro tanque onde passará por um processo fico em que através de uma tela partículas maiores, como por exemplo, conchas ficarão retidas. Sofrerá também a ação do sulfato de alumínio. Isto fará com que as partículas sólidas se aglutinem o que formará os flocos maiores. Esta