Redes Neurais
O estudo apresentado refere-se a o assunto Redes Neurais e sua historia, evolução durante algumas décadas, vantagens e algumas características. O objetivo deste estudo não é se aprofundar 100% no assunto mais sim trazer um pouco de conhecimento e historia deste que pode ser tornar futuramente umas das técnicas mais utilizadas na sociedade.
2 REDES NEURAIS
São sistemas computacionais estruturados numa aproximação à computação baseada em ligações de nós simples (ou neurões, neurônios, processadores ou unidades) são interligados para formar uma rede de nós - daí o termo rede neuronal. A inspiração original para essa técnica advém do exame das estruturas do cérebro, em particular do exame de neurônios. A propriedade mais importante das redes neurais é a habilidade de aprender de seu ambiente e com isso melhorar seu desempenho.
3 FUNCIONAMENTO DAS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
As redes neurais são criadas a partir de algoritmos que são pensados e criados para resolver algum determinado processo.
A rede Neural é semelhante ao celebro humano em dois pontos: conhecimento e sinapse.
O conhecimento é obtido ao decorrer das etapas de aprendizagem e sinapse é o responsável pela conexão dos neurônios.
Nas conexões são atribuídos pesos sinápticos , construindo vários neurônios artificiais conectados formando o processamento.
Com a rede neural criada, pode-se atribuir vários valores sobre um neurônio , que ira processar esses valores multiplicando pelo valor de sua sinapse, essa etapa é repetida por todos os neurônios da rede.
A seguir um exemplo de rede neural , em sua arquitetura cada problema é determinado um numero de camadas que são formadas por neurônios. Figura 01: Exemplo de rede em 3 camadas
4 HISTÓRICO
As primeiras redes neurais surgiram em 1943, os autores fizeram uma comparação entre células nervosas vivas e o processo eletrônico, simulando o comportamento do neurônio natural realizando uma função de soma de valores.