Redes Mesh
COORDENADORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Lucas Lopes Costa
Alexis Beraldo de Morais
Redes Mesh
Belo Horizonte
2013
Redes Mesh
Rede mesh ou rede de malha, é uma alternativa de protocolo ao padrão 802.11 para diretrizes de tráfego de dados e voz além das redes a cabo ou infra-estrutura wireless.
Uma rede de infraestrutura é composta de APs (Access point=Ponto de acesso) e clientes, os quais necessariamente devem utilizar aquele AP para trafegarem em uma rede. Uma rede mesh é composta de vários nós/roteadores, que passam a se comportar como uma única e grande rede, possibilitando que o cliente se conecte em qualquer um destes nós. Os nós têm a função de repetidores e cada nó está conectado a um ou mais dos outros nós. Desta maneira é possível transmitir mensagens de um nó a outro por diferentes caminhos. Já existem redes com cerca de 500 nós e mais de 400.000 usuários operando (Free the Net, San Francisco, CA).
Os pontos Mesh são formados por pequenos radiotransmissores que funcionam da mesma maneira que um roteador wireless. Os pontos utilizam os padrões WiFi comuns, conhecidos como 802.11a, b e g , para se comunicarem sem o uso de fios com os usuários e o mais importante, para se comunicarem entre si. Existem vários tipos e modelos para acesso externo, os pontos são programados com software, que diz a eles como interagir dentro da rede maior. As informações percorrem a rede do ponto A ao ponto B, saindo, sem o uso de fios, de um ponto mesh ao ponto seguinte.
O segredo do sistema mesh está no protocolo de roteamento, que faz a varredura das diversas possibilidades de rotas de fluxo de dados, com base numa tabela dinâmica, onde o equipamento seleciona qual a rota mais eficiente a seguir para chegar ao seu objetivo, levando em conta a maior rapidez, com menor perda de pacotes, ou o acesso mais rápido à Internet, além de outros. Esta varredura é feita diversas