redes logísticas
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Eric Toshiyuki Shimizu
Eurico Fontes Ruiz
Felipe Cury Nobre
Trabalho Bimestral
Disciplina: Redes Logísticas
Prof. Eduardo Galban
São Paulo, Setembro/2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC/SÃO PAULO
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Eric Toshiyuki Shimizu
Eurico Fontes Ruiz
Felipe Cury Nobre
Trabalho Bimestral
Disciplina: Redes Logísticas
Prof. Eduardo Galban
São Paulo, Setembro/2014
1. O que os autores definem como “decisões sobre aspectos espaciais”?
R: Os autores seguem a definição de Ballou, onde essas decisões de aspectos espaciais são os dimensionamentos de instalações, como de armazenagem e de estocagem. Ainda sobre os aspectos espaciais, estão as decisões de localização de instalações, que seria o estudo da melhor localização para se instalar uma fábrica, centro de distribuição, centro de armazenagem, etc.
2. Quais são os custos logísticos que os autores estão considerando neste artigo?
R: Os autores consideraram os custos de aquisição dos materiais, que são os preços pagos pela companhia para comprar os materiais junto aos fornecedores. Outro custo utilizado, foi o custo de transporte, que foi calculado sendo o custo do transporte do fornecedor, passando pelo armazém, até a entrega ao cliente. Custo de movimentação e armazenagem, onde o custo vinha das atividades e do espaço necessário para a movimentação e manutenção física dos estoques. E por fim, o custo de oportunidade, que podemos falar que é um custo intangível. Os autores representaram este custo de oportunidade como sendo o sacrifício de manter capital parado em estoque de materiais e também o custo em decorrência de uma escolha em detrimento de outra.
3. Em que itens os autores basearam suas pesquisas?
R: Foram analisados materiais de pequeno tamanho que compõem os chamados “comfort itens” e os “amenity kits”, que são utilizados nas três classes de bordo