Logistica e redes de distribuição
LOGÍSTICA
Pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para que essas atividades funcionem, é imperativo que as atividades de planejamento logístico, quer sejam de materiais ou de processos, estejam intimamente relacionadas com as funções de manufatura e marketing.
Logística, de acordo com o Dicionário Aurélio, vem do francês logistique e tem como uma de suas definições:
“A parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos)”
Logística, dicionarizada:
“O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalação.”
Council of Logistics Management:
Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos , ou, como é mais conhecido, GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS.
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (GCS, ou SCM, do inglês supply chain management) é um termo surgido mais recentemente e que capta a essência da logística integrada e inclusive a ultrapassada.
A cadeia de suprimentos abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de mercadorias desde o estágio da matéria-prima (extração) até o usuário final, bem como os respectivos fluxos de informação. Materiais e informações fluem tanto para baixo quanto para cima na cadeia de suprimentos.
O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (GCS) é a