Redes java
Uma rede nada mais é do que um conjunto de computadores e periféricos que estão fisicamente conectados entre si. Podemos, através de uma rede, compartilhar diversos recursos como impressão, arquivos e bancos de dados corporativos.
O ambiente de execução do Java é projetado para que as aplicacões possam ser facilmente escritas para se comunicar eficientemente e compartilhar dados com sistemas remotos. Muitas dessas funcionalidades são fornecidas pela API padrão do Java no pacote java.net.
Redes em Java
Pacotes: Java.net = comunicações baseadas em fluxo ou pacotes Relacionamento cliente-servidor: cliente solicita ação ao servidor e o servidor responde ao cliente.
Sockets: é um software que representa extremidade final de uma conexão. Como se fosse um arquivo, onde podemos ler e gravar nele.
Redes em Java Redes em Java
O java interage com outras máquinas em uma rede através de sockets.
Sockets: é um software que representa extremidade final de uma conexão. Como se fosse um arquivo, onde podemos ler e gravar nele.
Exemplo de java.net import java.net.*;
Esse exemplo apresenta o número do IP da máquina .
public class iplocal { public static void main(String args[]) classe { InetAddress ipmaquina= null; try Método { ipmaquina = InetAddress.getLocalHost(); } catch (UnknownHostException e) {} System.out.println(ipmaquina); } }
Sockets
Um socket é um mecanismo de comunicação em rede com outras conexões.
Foram desenvolvidos na Universidade da California em Berkeley como uma ferramenta para cumprir facilmente programas em rede. Originalmente parte do sistema operacional UNIX, onde o seu conceito, foi incorporado a vários ambientes operacionais, inclusive Java.
São usados em aplicações cliente servidor: Um serviço centralizado espera que várias máquinas remotas requisitem seus recursos, manipulando cada requisição a medida que chega. Para que os clientes saibam como se comunicar com o servidor, protocolos conhecidos são