Prova b aia
Prova 1 – Parte B
Observe a figura abaixo. A área delimitada em vermelho será utilizada para a criação de uma fazenda de camarão gigante. O sistema de criação prevê a utilização de aeradores mecânicos e oferta de ração duas vezes ao dia. Espera-se gerar uma micro-economia no local para as populações de pescadores locais.
1. Descreva quais os impactos sobre as áreas: direta e indireta.
Impactos diretos ▪ Geração de emprego e renda; ▪ Contribui com os impostos municipais; ▪ Lançamento de efluente com alta carga orgânica.
Impactos indiretos ▪ Assoreamento, aumento da turbidez, eutrofização e redução da biodiversidade; ▪ Contaminação de águas subterrâneas pela lixiviação de nutrientes; ▪ Diminuição da produtividade pesqueira estuarina e costeira; ▪ Doenças introduzidas pela espécie exótica; ▪ Doenças respiratórias e óbitos com a utilização do metabissulfito.
2. Quanto ao valor, como você classificaria este empreendimento? Por quê?
O empreendimento tem um valor negativo, visto que o mesmo produzirá um malefício ao meio ambiente através do lançamento de efluente rico em matéria orgânica e da introdução de espécie exótica ao ecossistema local.
3. Quanto ao espaço, como você classificaria este empreendimento? Por quê?
Quanto ao espaço, o impacto é classificado como regional, pois não afetará somente a área do projeto. A criação de camarão afetará toda a comunidade e o meio ambiente ao entorno da atividade.
4. Descreva os prováveis impactos imediatos, e os de médio e longo prazo.
Os impactos imediatos são a ocupação de faixa de praia, alteração paisagística e introdução de espécie exótica ao ecossistema local. Os impactos a médio e longo prazo são a eutrofização do corpo d’água receptor do efluente gerado pelo empreendimento, salinização das águas subterrâneas, expulsão dos pescadores, disseminação de doenças entre os crustáceos e alteração do regime hidrológico devido ao grande