Redes de computadores
Técnico em Informática
Introdução a Redes de Computadores
CIDR, DHCP, NAT e RFC
Nome: Élen Roldão Ferraz
Turma: 1M3
Professor: Cláudio Vidal
Porto Alegre 2013
CIDR
CIDR, Classess Inter-Domain Routing, ou Roteamento Inter-Domínios Sem-Classe,permite o uso maximizado do limitado espaço de endereçamento na atual implementação do Internet Protocol versão 4 (IPv4).
Com a rápida expansão da Internet comercial, por volta de 1993, foram observados três problemas estruturais relacionados com o modelo utilizado pelo endereçamento IP:
Esgotamento eminente dos endereços da classe B.
Crescimento exponencial das tabelas de roteamento na medida que novas redes eram adicionadas a Internet.
Previsão de escassez total de endereços IP em poucos anos.
A razão do esgotamento dos endereços da classe B é que o número de hosts disponíveis nessa classe acabou sendo o valor intermediário entre o excesso de endereços da classe A e a insuficiência da classe C.
Diante desse cenário, a IETF (Internet Engineering Task Force) passa a discutir estratégias para solucionar a questão do esgotamento dos endereços IP e do aumento da tabela de roteamento. Em função disso, em novembro de 1991, é formado o grupo de trabalho ROAD (ROuting and Addressing), que apresenta como solução a estes problemas, a utilização do CIDR (Classless Inter-domain Routing).
Definido na RFC 4632 (tornou obsoleta a RFC 1519), o CIDR tem como ideia básica o fim do uso de classes de endereços, permitindo a alocação de blocos de tamanho apropriado a real necessidade de cada rede; e a agregação de rotas, reduzindo o tamanho da tabela de roteamento. Com o CIDR os blocos são referenciados como prefixo de redes.
Utilizando o endereçamento CIDR, uma classe inteira (A ou B) pode ser dividida entre diversas empresas, evitando o desperdício de endereços. E, no caso das redes classe C, elas podem ser agregadas entre si gerando uma super-rede (supernet) e reduzindo as