Redes de computadores
O VMware é hoje o software de virtualização para a plataforma x86 mais conhecido, com uma implementação completa de interface ao sistema convidado, o VMware é útil em diversas aplicações como:
Ambientes de desenvolvimento
Ambientes de suporte
Migração e Consolidação
Simulação de Instalações de Rede
Balanceamento de Carga
A forma de trabalho do VMware não é complexa, ele utiliza uma técnica batizada de "reescrita binária", que examina as instruções antes de serem executadas. É utilizado uma abordagem hibrida para implementar a interface do monitor com máquinas virtuais, tudo isso por razões de desempenho.
O controle de exceção e gerenciamento de memória é realizado pela manipulação direta do hardware, simplificando é através do sistema anfitrião. A gerência de memória é feita diretamente pelo sistema convidado. Para assegurar que não ocorra nenhuma colisão de memória entre o sistema hospedeiro e hospedado, o VMware aloca uma parte da memória para uso exclusivo, assim o sistema convidado utiliza esse memória previamente alocada.
Usando os serviços de interrupção,IRQ, o VMware controla o sistema convidado. Sempre que uma exceção é causada no convidado, é examinada antes pelo monitor. As interrupções são enviadas para o sistema anfitrião, as geradas pelo sistema convidado são remetidas para o sistema convidado.
[pic]
O VMware Server é comercializado em 3 versões distintas :
VMware Workstation e VMware Player: Versões mais simples da máquina virtual. Indicado para ambientes de desenvolvimento, compatível com as arquiteturas INTEL e AMD 32 e 64 Bits. Apesar de serem as versões mais simples ambos tem suas particularidades. O VMware Workstation é adquirido através de licença já o VMware Player é de uso gratuito, sendo possível somente emular os sistemas e não criar.
[pic]
WMware Server GSX ou WMware Server: Versão mais robusta, indicada para aplicações profissionais em pequena escala.