redes convergentes
REDES CONVERGENTES
CÓDIGO: CCT0088
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:
Atividade Estruturada – Pesquisa (parte 1) – Vale 1,0 ponto para a AV1
OBJETIVO:
Metodologia
Esta atividade visa estimular o aluno a aprofundar os conceitos apresentados na primeira metade do curso de redes convergentes.
É baseada em uma pesquisa sobre temas fundamentais desta parte do curso (codificadores e voz e detalhamento dos protocolos TCP e UDP).
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Entender os aspectos envolvidos na codificação de voz, como taxa de operação dos codificadores, qualidade do sinal codificado e conhecer a técnica de detecção de atividade de voz e seu efeito sobre a banda do canal de voz.
Analisar as diferenças entre o TCP e o UDP e a sua aplicabilidade sobre os serviços a serem transportados nas redes convergentes.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade Estruturada – Pesquisas
Pesquisa 1:
Fazer uma pesquisa sobre os tipos de codificadores de voz existentes comparando-os em termos de taxa de codificação, MOS (Mean Opinion Score) e tempo necessário à codificação (retardo de codificação).
Pesquisa 2:
Fazer uma pesquisa sobre a facilidade de VAD (Voice Activity Detection) que pode ser usada na compressão de voz. Indicar qual o percentual de banda ocupada que pode ser reduzido com o uso dessa facilidade.
Pesquisa 3:
Fazer uma pesquisa sobre o fluxo de PDU (Protocol Data Units) do protocolo TCP e do protocolo UDP nas fases de estabelecimento de conexão, transferência de dados e liberação de conexão. O UDP só tem uma das três fases. O fluxo deve representar, também, as situações de perda de uma PDU ou da entrega de uma PDU com erro no destino e a conseqüente troca de PDU no TCP para a correção desses erros.
Pesqusa 4:
Fazer uma pesquisa sobre as portas UDP e TCP mais comumente usadas e relacioná-las com os serviços a que correspondem.
PRODUTO /