Redes ASI
1. Rede Física:
Meio Físico:
Características: diâmetro do fio, capacitância, blindagem, etc.;
Comprimento máximo.
Topologias (anel, barramento, etc.);
Número máximo de nós;
Alimentação dos nós;
Estrutura dos pacotes de dados;
Sinal:
Codificação;
Temporização;
Níveis (tensão, corrente);
Taxa de transmissão.
1 Rede Física
1.1 Meio Físico:
1.1.1 Características: diâmetro do fio, capacitância, blindagem, etc.;
Este cabo foi criado especialmente para o AS-i, com características elétricas bastante similares, mas com uma forma de instalação específica. Esse cabo, figura 1, pode ser com ou sem blindagem, mas preferencialmente são utilizados os cabos sem blindagem e com as seguintes características (na freqüência de 167 kHz).
• Resistencia do cabo: < 90 mΩ/m
• Capacitância do cabo: < 80 pF/m
• Impedância: 70 Ω to 140 Ω
• Condutância: ≤ 5 µS/m
É recomendado um cabo com corte de seção transversal de 2 x 1.5 mm2.
Figura 1 - Cabos padrões do barramento AS-i.
O cabo AS-i, não blindado, não trançado, possui dois condutores paralelos e conduz tanto dado quanto a alimentação dos escravos. O seu isolamento externo é amarelo e possui uma forma geométrica característica, desenhada para se evitar a fixação com a polaridade invertida.
O cabo não precisa ser cortado ou "descascado" para ser conectado. Isso em geral é causa de quedas de tensão indesejáveis e são potenciais fontes de mal-contato. Em contrapartida possui uma forma de instalação bastante interessante, que contribui para economia de custos em sua instalação.
O princípio é simples: o contato com os condutores internos é realizado por meio de lâminas condutoras, que penetram os isolamentos plásticos até os fios de cobre internos.
O revestimento externo possui uma propriedade "cicatrizante", ou seja, no caso de as lâminas serem desconectadas ele se fecha, não aparentando o corte realizado longitudinalmente. É evidente que os revestimentos permanecem perfurados, mas não