redemocratizaçao do Brasil
Redemocratização do Brasil foram dois processos de transição política que acabaram com regimes ditatoriais. A primeira redemocratização ocorreu em 1945, com o fim do Estado Novo (1937-45), golpe militar implementado pelo governo de Getúlio Vargas. A segunda transição aconteceu em 1985, com o fim do Regime Militar (1964-85).
Tancredo Neves
Tancredo de Almeida Neves
4/3/1910, São João del Rei (MG) - 21/4/1985, São Paulo (SP)
Tancredo de Almeida Neves foi um importante político brasileiro, eleito presidente indiretamente em 1985. Nasceu em São João del Rei no dia 4 de março de 1910. O avô de Tancredo, José Juvêncio das Neves, era uma figura importante da política brasileira e ardente defensor da república.
Quando criança frequentou o Colégio Santo Antônio, dos padres franciscanos, tendo concluído o curso de Humanidades em 1927. No ano seguinte, Tancredo foi para Belo Horizonte e se matriculou na Faculdade de Direito. Nessa época, participou das articulações da Aliança Liberal, força oposicionista que lançava a candidatura de Getúlio Vargas contra a do conservador Júlio Prestes.
Em 1932, Tancredo retorna à sua cidade natal, onde se instala como advogado. É nomeado promotor da comarca local no mesmo ano, mas abandona o cargo em 1933. Em junho de 1935, foi eleito vereador em São João del Rei pelo Partido Progressista e, por ter recebido a maior votação dentre os concorrentes, tornou-se presidente do legislativo municipal. Nos anos seguintes, filiou-se ao partido dissidente PRM (Partido Republicano Mineiro) e liderou a campanha eleitoral de 1937, abruptamente interrompida pelo golpe do Estado Novo. Sob a ditadura, Tancredo voltou a exercer a advocacia e se tornou empresário, atuando como diretor-proprietário da Fiação Tecelagem Matozinhos e da Tecelagem São João Ltda.
Em 1947, Tancredo foi eleito deputado estadual pelo PSD com mais de cinco mil votos. Em 1950, Tancredo foi eleito deputado federal. Três anos depois, Tancredo é