rede social
UNIVERSIDADE PAULISTA
Roberta Samuel Ferreira
A REDE SOCIAL
São Paulo
2013
Sumário
1. Introdução
A base da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão primordial entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África. A partir do século XIX, a imigração de europeus não portugueses e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos, adicionou novos traços ao panorama cultural brasileiro. Também foi grande a influência dos grandes centros culturais do planeta, como a França, a Inglaterra e, mais recentemente, dos Estados Unidos, países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo.
2. Identidade e características culturais no Brasil
Ao abordar o tema da cultura brasileira e permitir que aspectos relacionados à história e à identidade ganhem relevo, é importante atentar para algumas questões. O que denominamos “cultura brasileira” é um amálgama, uma trama de fios os mais diversos, cuja dinâmica é tanto mais rica quanto menos escondamos suas variações, suas contradições, suas linhas de força divergentes. Se a reflexão sobre cultura e identidade ganha lucidez na medida em que consegue se precaver de generalizações, não basta apelarmos para o polo oposto, e adotar um relativismo absoluto, cujo resultado pode ser uma diferenciação pouco estimulante. Afinal, há sim possibilidade de lermos o panorama cultural brasileiro apontando linhas de força principais, desde que fiquem claros os critérios mobilizados nessa leitura.
3. A identidade na diversidade
A construção de uma identidade brasileira encontra-se num processo que, felizmente, não atingirá seu fim: seria uma contradição ou sua morte. A cultura é um testemunho da dinâmica dos indivíduos e das comunidades. A trama de culturas que enreda cotidianamente o