capa de trabalho
4.1 Conceito de Logística
Atualmente vivemos em um mundo totalmente globalizado, onde tudo esta interligado, e com nossos sistemas de gestão não seria diferente assim como qualquer outro setor a função da Logística é muito importante para nossa organização e é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de nossos sistemas empresariais, Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos. Para Hélio Meirim (2007)As Atividades Primárias da Logística busca otimizar os fluxos de informações e materiais desde o ponto de origem (aquisição) até o ponto de destino final (consumidor), visando assim proporcionar níveis de serviço adequados as necessidades dos clientes/fornecedores e a um custo competitivo. Muitas são as atividades logísticas necessárias para se atender os objetivos acima. Vários autores dividem estas atividades em primárias e de apoio. As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos e as atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteção, Obtenção, Programação de Produtos e Manutenção de Informação.
Grandes autores nos ensinam como melhor aproveitar as alternativas existentes em nosso meio, seguindo essas dicas podemos maximizar nossos resultados e minimizar nossos custos. De acordo com Marco Antônio Oliveira Neves (2009), existe 10 mandamentos na logística tais como:
1. Logística e DISCIPLINA caminham conjuntamente. Não é a toa que a sua origem está intimamente ligada às guerras e ao desenvolvimento das forças armadas. Estabeleça rotinas e padronize os processos.
2. Aquilo que não é medido não pode ser melhorado. Desenvolva alguns POUCOS indicadores de desempenho principalmente aqueles relacionados à gestão do pedido do Cliente, performance na entrega, stockouts, avarias e custos operacionais.
3. Tecnologia é essencial para se