Rede sem fio
REDE SEM FIO
REDE SEM FIO
Uma rede sem fio utiliza o ar como meio de transmissão para interligar vários equipamentos fixos ou móveis. A não necessidade do uso de cabos faz com que as redes sem fios utilizem equipamentos que se comunicam por meio de ondas de rádio ou via infravermelho.
Tipos de redes sem fios
A rede sem fio é classificada de acordo com sua área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).
Wireless Personal Area Network (WPAN) ou rede pessoal sem fio: são redes sem fios que possui o alcance de algumas dezenas de metros. Este tipo de rede serve geralmente para ligar periféricos (impressora, telefone portátil, aparelhos domésticos) ou um assistente pessoal (PDA), um computador sem ligação telegráfica ou permitir a ligação sem fios entre duas máquinas com pouca distância. Existem várias tecnologias utilizadas para os WPAN: Bluetooth, HomeRF, ZigBee e as ligações infravermelhas.
Wireless Local Area Network (WLAN) ou rede local sem fio: são redes sem fios que possui o alcance de algumas centenas de metros. Tecnologias utilizadas para a WLAN: Wifi e HiperLAN2.
Wireless Metropolitan Area Network (WMAN) ou rede metropolitana sem fio: nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. Principal tecnologia utilizada: WiMax.
Wireless Wide Area Network (WWAN) ou rede de longa distância sem fio: é a rede utilizada principalmente por operadoras de celulares. Existem várias tecnologias utilizadas para os WWAN: GSM, GPRS e UMTS (3G).
Topologia
Topologia é o termo usado para designar a forma externa ou física assumida pelas ligações dos computadores ou nós da rede.
As duas principais topologias utilizadas na rede sem fio são: * Estrela: com os usuários nas pontas e o gateway para a Internet no centro (Figura 1). Como uma forma de alcançar todos os usuários reais, bem como aqueles