Rede ramificada
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL
DESINFECÇÃO DE ÁGUAS ATRAVÉS DE ULTRAVIOLETA
Adriane Cortez
Camila Heidrich
Diego Gonçalves
RESUMO
Falaremos sobre à desinfecção de águas com a utilização da irradiação com luz de baixo comprimento de onda, ou seja, ultravioleta (UV). A desinfecção é considerada um mecanismo para a inactivação/destruição de organismos patogénicos de modo a prevenir o alastramento de doenças presentes na água para os seus utilizadores e para o meio ambiente. Ela atua em estruturas atômicas, dissociando moléculas (ela rompe algumas cadeias de carbono, muitas essenciais à vida), assim afetando muito os seres vivos e alguns materiais (plásticos e polímeros), e o ozônio é o seu principal filtro.
Palavras – chave : desinfecção de águas, ultravioleta.
1 Introdução
A contaminação dos mananciais faz com que seja necessária a desinfecção de água para controle de microorganismos causadores de enfermidades e outros que possam causar problemas tanto a saúde publica quanto domiciliar e industrial, sendo assim a desinfecção um mecanismo para a inativação ou destruição de organismos patogénicos (AQUA AMBIENTE 2004).
Este processo é aprovado por órgãos de saúde pública mundial, podendo ser aplicada em vários campos da atividade humana. Profissionais do tratamento de água têm usado o sistema UV por mais de 60 anos e a tecnologia está avançando com novas descobertas e sistemas (ANTONIO DANIEL).
Estas bactérias, vírus e protozoários podem causar náuseas e estados febris ou ainda doenças mais graves, como por exemplo diarreia agravada, hepatite ou febre tifóide. (AQUA AMBIENTE 2004).
2 A Proteção Do Ozônio
A camada de ozônio é composta pelo gás ozônio que é uma frágil camada que envolve a atmosfera da terra, protegendo-a das diferentes radiações solares, que são nocivas para os seres vivos. No entanto, atualmente, os cientistas têm observado uma redução dessa camada, devido