Rede de Esgoto
Lincoln F. de Almeida
Marcela Yurie Ochiro
Patrícia D. Batilani Nascimento
Memorial de Cálculo
Rede de Esgoto
Trabalho apresentado à disciplina de Saneamento Geral do curso de graduação de Engenharia Civil, ministrada Profª Drª Deize Dias Lopes.
4º Ano Turma 2000
Londrina, 23 de outubro de 2013
Sumário
1. Introdução 03
2. Considerações Iniciais 04
3. População e Vazões de Projeto 04
4. Projeto de Rede Coletora..................................................................................05
4.1 Traçado 05
4.2 Dimensionamento da Rede Coletora 05
5. Relação de Materiais 12
6. Descrição de Serviços Complementares.........................................................14
7 Anexos 19
1. Introdução
A rede de esgoto é um conjunto de obras que serve para coletar os dejetos das casas, vindos de banheiros, lavatórios, pias e lavanderias, dando um destino final a eles. Esta rede é formada por varias estruturas, que tem início na calçada da residência ou empresa, neste local é colocado à caixa de visita, também conhecida como caixa de calçada e a partir daí que o morador vai fazer sua ligação com a rede.
Os canos maiores que recebem o esgoto da rede coletora são chamados coletores troncos e são responsáveis pelo escoamento do esgoto até a estação de tratamento de esgoto ou locais de lançamento (córregos, rios, mar).
As tubulações são implantadas a profundidades variadas, com certa declividade necessária para o encaminhamento do esgoto por gravidade, como nem sempre é possível o esgoto ir de um ponto a outro da mesma área, existem as estações elevatórias, que bombeiam o esgoto para as áreas mais altas, completando o ciclo.
A rede de esgoto melhora a saúde da comunidade, trazendo soluções sanitárias e ambientais para toda comunidade. A implantação da rede evita a contaminação da água subterrânea pela proximidade com as fossas e sumidouros, evitando doenças