Redação
A CARTA ABERTA
É um gênero diretamente ligado com o direito que cada cidadão tem de se manifestar diante dos problemas que o afligem.
CARACTERÍSTICAS:
o Remetente: grupos de pessoas, entidades. o Destinatário: população, grupos políticos, representantes. o Objetivo: alertar, persuadir, protestar. o Tema: problema que motivou a escrita da carta. o Meio: rádio, tv, internet, reuniões, distribuição de folhetos.
PARTE ESTRUTURAL:
o Estrutura: relativamente livre, porém organizada em introdução (que situa o problema); desenvolvimento (análise do problema e apresentação dos argumentos que fundamentam o ponto de vista dos autores); conclusão (em que geralmente se solicita uma mudança, atitude ou resolução do problema). o Pessoa e tempo verbal: na 1ª do plural (nós) e predominantemente no presente. o Intenção: ampliar o alcance das informações e ganhar o apoio da população envolvida na questão.
EXEMPLO: Carta aberta para Renato Aragão, o nosso Didi.
Quinta, 23 de julho de 2008.
Querido Didi,
Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu Nome para colar nas correspondências).
Achei que as cartas não deveriam sem endereçadas a mim. Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido as suas solicitações. Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e te escrever uma resposta.
Não foi por 'algum' motivo que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos). Você diz, em sua última Carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em