Redação
Apesar de um acordo entre o governo e a empresa farmacêutica, a população nuncafoi informada que, junto com os remédios contra a AIDS, também ingeriam doses de produtos que as colocam na qualidade de cobaias humanas. Durante o filme a atriz principal dialoga com uma de suasaliadas em que ela fala sobre a situação do Quênia (Meirelles, 2005).
“Meu país sofre com o peso não só de um, mas de três pragas, mesmo assim os governos dos Estados Unidos da Américae da Europa mandados pelos laboratórios farmacêuticos, os que parecem controla-los, se curvam e continuam a nos dar razões sem fins do porque devemos comprar essas drogas com preços de cinco, dez,quinze, vinte vezes o preço.”
Nessa citação podemos ver claramente como o meio tecnocrático está sendo utilizado, uma vez que a população não tem conhecimento dos métodos de pesquisa, logo adecisão foi tomada apenas pelos especialistas e a população simplesmente obedece às ordens ditadas pelas pessoas que detêm o conhecimento.
No desenvolvimento do filme Tessa passa a terconhecimento dos métodos utilizados pelos farmacêuticos, em que a KDH produzia o remédio Dypraxa e a empresa Três Abelhas testavam em pessoas na África. No momento em que Tessa adquire esse conhecimento e sepropõe a defender a sua opinião sobre o método utilizado pelas empresas o modelo de interação entre a ciência e a sociedade começa a se tornar pragmático-politico, porque começará uma