Redação
Crime: corpo de criança e mente de adulto
Para coibir a prática de menores de 18 anos em cometer crimes, o governo federal criou um projeto de lei que reduz a maioridade penal brasileira dos 18 para os 16 anos. Sem dúvida alguma, a melhor forma de diminuir a violência contra a sociedade, é imputando leis severas aos infratores.
Os jovens estão entrando cada vez mais cedo para o tráfico, em média a partir dos 16 anos. Com essa idade ele tem plena consciência do que é certo ou errado. No entanto, as leis continuam as mesmas, favorecendo crianças e adolescentes que quebram as leis e destroem famílias para sempre.
Há anos famílias vem fazendo manifestações pedindo justiça.
Infelizmente, quando um adolescente mata alguém ele fica preso, no máximo, até completar 18 anos, e ainda sai com a ficha limpa. Isso quando ele é preso porque, normalmente, quando as vítimas são humildes, as autoridades não se interessam muito em fazer investigações e prende-lo.
Algumas vezes, funcionários da prefeitura do Rio de Janeiro removeram crianças e adolescentes da Cracolândia. Porém, esses jovens foram deslocados para regiões próximas sem ter nenhum apoio, como: abrigo, vestimenta e ajuda pisicológica para parar com seus vícios, afinal, esse é um dos motivos dos homicídios e roubos que eles cometem para conseguir dinheiro fácil e rápido.
Com certeza, se essa lei for aprovada, as pessoas vão pensar muito antes de qualquer atitude. No entanto, o governo deveria ser mais severo, não colocando limite de idade para qualquer tipo de crime, porque até mesmo uma criança sabe o que é errado. Também se faz necessário conscientizar as pessoas que estão na cadeia para que, quando elas saírem, não cometam os mesmos erros.
Aluna: Yasmim Ferreira 7º ano