redação
Redação
REDAÇÃO
INTRODUÇÃO
Uma boa compreensão da concepção e do nível de exigência de uma prova é fundamental para que os candidatos possam se preparar adequadamente. Esta é a motivação para elaborarmos, todos os anos, este
Caderno de Questões. Os comentários das redações aqui reproduzidas buscam ilustrar a concepção da prova de
Redação do vestibular Unicamp e, juntamente com as publicações de anos anteriores, procuram reafirmar os critérios de correção adotados.
Com esta publicação, visamos estabelecer um diálogo com os leitores para que este exame não seja apenas um mecanismo de seleção, mas sim um instrumento educacional, potencialmente capaz de colaborar com mudanças mais profundas no ensino médio.
Importa lembrar, mais uma vez, que a prova de Redação da Unicamp também é uma prova de leitura, na medida em que inclui uma coletânea de textos de uso obrigatório. Vínhamos constatando um grande número de redações anuladas em decorrência da evidente falta de uso dessa coletânea. A ocorrência de redações anuladas em função desse problema diminuiu; contudo ainda persistem anulações causadas pela fuga ao recorte temático da proposta escolhida. Uma das razões desse tipo de anulação deve-se a uma leitura parcial ou incompleta da coletânea, visto que cada uma das três propostas da prova de redação pressupõe a compreensão do conjunto dos excertos da coletânea.
Gostaríamos de chamar a atenção dos candidatos e de seus professores para a necessidade da leitura de toda a coletânea. Desde a prova de 2004, a coletânea de textos é única para as três propostas. Uma das finalidades dessa unificação foi a de indicar que a prática da leitura é fundamental para a elaboração de qualquer tipo de texto. Desse modo, independentemente da proposta escolhida, os candidatos devem levar em consideração o conjunto de textos apresentados na coletânea.
Finalmente, cabe ressaltar que a proposta de selecionar redações de níveis distintos não deve ser tomada como