redação
Considerando os benefícios e avanços que uma educação de qualidade pode oferecer para qualquer sociedade, pode-se notar que ela promove uma transformação contínua e radical a nível mundial, seja na esfera política, econômica ou social.
Pode-se observar que em países que priorizam a educação, como por exemplo a Finlândia e a Espanha, o desenvolvimento social aparece como consequência do comprometimento com a educação, possibilitando o avanço econômico e sugerindo uma civilização baseada no conhecimento, pois investe em políticas educacionais que atinja toda esfera populacional.
No Brasil, a educação, ao longo dos tempos, foi ganhando uma importância maior no cenário social. O nível do processo educacional no país vem melhorando gradativamente, porém, ainda há muito que fazer, pois, apesar das reformas educacionais e das leis voltadas para a educação, o processo educacional ainda é precário. Os educadores não são devidamente valorizados, além daqueles que não tem um real comprometimento com a profissão, os espaços educacionais estão sucateados e quem não tem condições de arcar com as despesas de uma educação particular sofre com o descaso da educação pública.
Observa-se ainda que, quanto maior o nível de educação de uma população, maior é o seu desenvolvimento político, econômico e social. Uma sociedade que investe em educação diminui a alienação política, pois promove cidadãos conscientes de seus direitos; aumenta a qualificação da mão de obra, o que gera melhores empregos e aumento da renda, gerando melhor uma qualidade de vida.
Conclui-se, portanto que a educação tem o poder de transformar a realidade social de qualquer civilização, ampliando e melhorando a qualidade de vida, impactando diretamente na economia e na política de um país. Porém, faz-se necessário investir mais e ter um maior comprometimento com a esfera educacional, para que assim possa gerar uma sociedade capaz de evoluir cada vez mais.