Redação
Alguns autores ao tratar sobre a avaliação de políticas públicas a diferencia de outros tipos de avaliação, como retrata a autora Ivanete Boschetti através da análise de Arretche (1998). Esta última autora designa como outros tipos de avaliação a avaliação política e a análise de políticas públicas.
A avaliação política é então designada como o estudo do processo que leva um governo a adotar uma determinada política pública ao invés de outra, compreendendo e explicitando os motivos, razões ou argumentos para tal, mas pouco se ocupando da natureza, dimensão ou abrangência da política social implantada.
Já ao realizar a análise de políticas sociais parte-se do exame de todo o quadro que compõem a estrutura de tal política: natureza, formas de financiamento, modalidades de prestação de serviço, entre outros elementos que surgem no decorrer do processo de implantação da mesma. Porém, conforme Arretche (1998) apud Boschetti é apenas no processo de avaliação desta política social que serão levados em consideração os elementos que conferem o real sentido da implementação desta política, ou seja, sua efetividade, abrangência e importância dentro daquela realidade posta.
Boschetti então ressalta que para além dessas diferenciações acima citadas têm-se a necessidade de ver esses diferentes momentos como partes de um mesmo todo, sendo os mesmos então, nas palavras da autora, inter-relacionados e complementares. Ainda, ressalta que para consolidar um Estado democrático de direito é fundamental, compreender e avaliar as políticas sociais, como muito mais do que um domínio de técnicas e instrumentos, mas como, essencialmente, um conjunto de programas, projetos e ações que visam a universalização dos direitos. 1- -------------------------------------------------
EM SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO ATUALMENTE AS PRINCIPAIS POLÍTICAS, PROGRAMAS, PROJETOS OU AÇÕES (CARROS-CHEFE) DESENVOLVIDAS PELA