Redação ética
A ética se refere ao conjunto de costumes e princípios que a sociedade, o indivíduo ou normatizações definem como essenciais. A ética nacional se refere ao uso do controle, se não da eliminação, da violação do interesse público. Contudo, pode-se dizer que, essa prática vem sofrendo um processo de decadência em função, não apenas dos inúmeros casos de fraude e desvio do dinheiro público, mas da conformação da população em relação a cultura da corrupção no país.
A modernização altera os valores da sociedade, que se não tem institucionalização política de ordem, resulta em incertezas e instabilidade, emergindo a decadência institucional e a corrupção generalizada, pois, normas do sistema não têm valor em si. A corrupção não pode ser tratada como um fator isolado. Ela causa desvios de recursos destinados a atender as necessidades da população, acentua a ineficiência das instituições e impossibilita o desenvolvimento.
Escândalos na políticos tornaram-se tão comuns que as pessoas já não se surpreendem e encaram com certa naturalidade as práticas ilícitas dos governantes, como algo do cotidiano. Fato que gera instabilidade política, pelo ambiente generalizado de descrédito nas instituições públicas e sociais, de desinteresse dos cidadãos pela política e o conformismo diante das falhas administrativas.
A existência da corrupção é um dado inescapável da realidade. Mas combatê-la deve ser prioridade nacional. Além da mudança de atitude de cada um, é essencial não só o papel conscientizador dos meios de comunicação e a da educação, que auxilia o desenvolvimento moral do indivíduo e contrói a consciência do importante papel da coletivadade, mas também reformas institucionais que impeçam essas práticas e também permitam punição adequada aos envolvidos.