Redação unesp 2012
TEMA: A questão das queimadas no Brasil
Título: Sabe-se, mas só.
O ato de queimar algo é simplesmente banal. Porém, quando esse afazer comum se torna extremamente prejudicial, o ato se indispõe. Em resumo, queimada é um processo de queima de biomassa, natural ou não. O Brasil, especificamente, vem tentando diminuir essas queimadas em torno de toda sua região, as estatísticas comprovam isso, visto que, em 2004 o numero de queimas passava de 1 milhão/ano e, em 2007 esse numero cai para 880 mil/ano. Pouco, mas justo.
Segundo os agricultores, é uma dupla ação: baixo custo e rapidez na limpeza da área. Mas, o que não se é observado por estes, são os extremos contras deste impensável ato.
O exemplo mais comum a ser declarado é a ida de Gás Carbônico para a atmosfera, pondo uma péssima qualidade do ar neste meio. Outro fato a ser observado é a lixiviação do solo e posteriormente a causa de erosão neste, em que interfere na sucessão ecológica da área. Isso e mais, é feito visando uma economia, por parte deste agricultor.
Já as queimadas em beira de rodovias, acontecem pela inadimplência do próprio motorista, ao jogar pontas de cigarro e também, por não estar em dia com a revisão de seu carro – uma vez que isso não acontece, o motor pode liberar fuligens incandescentes, podendo atingir a vegetação em volta. Também não se ignora os incêndios feitos pela solta de balões. Esses dois últimos citados, só acabarão com denúncias e reflexão de cada ser.
Em questão da queima na agricultura, elas começam a ocorrer no mês de Julho e terminam por volta do mês de Outubro - de modo geral, ou seja, uma junção de todos os estados.
Em 1998, o Brasil impôs a Lei da Queima Controlada que, em ponto de vista, não é respeitada.
Com foco na queima da cana, o ato é feito com o pretexto de que as folhas da planta acabam por cortar esses trabalhadores, porém seria mais sensato, do ponto de vista ambiental, a empresa fornecer