redacao historia do futebol brasileiro
Em termos evolutivos e de organização, as briófitas podem ser consideradas como um grupo de transição entre as algas e asplantas vasculares. Apresentam diferenciação celular e morfológica superior à das algas e inferior à das traqueófitas (ausência detecidos internos).
As briófitas utilizam como substância de reserva o amido. Possuem cloroplastos com as clorofilas a e b e as suas célulasapresentam celulose na parede celular.
Desprovidas de tecidos rígidos, as briófitas não têm tecidos de sustentação ou suporte, sendo, assim, plantas que não atingemgrandes dimensões. Não possuem um sistema vascular especializado (xilema e floema) para o transporte de água e de outrosprodutos.
Tal como nas restantes plantas terrestres (traqueófitas), nas briófitas a fecundação é interna (presença de arquegónio) e no seuciclo de vida ocorre nitidamente uma alternância de gerações (geração esporófita/geração gametófita). Ao contrário dastraqueófitas, nas briófitas a geração gametófita é a geração predominante.
O gametófito forma-se a partir de um pequeno protonema (laminar ou filamentoso), com origem nos esporos. É uma estruturatalosa ou folhosa, distinguindo-se, neste último caso, uma região ereta, o cauloide, à qual se ligam lateralmente estruturassemelhantes a folhas, os filídios. Pode estar fixo ao substrato por meio de rizoides, que, de uma forma geral, não desempenhanenhum papel na absorção de nutrientes.
Os gâmetas masculinos (anterozoides), produzidos nos anterídios, são móveis e têm de se deslocar em água para atingir osgâmetas femininos (oosfera). Deste modo, as briófitas necessitam de água para se reproduzirem de forma sexual, não tendodesenvolvido as características estruturais necessárias para poderem ocupar habitats terrestres relativamente secos.
As